9 dicas para viajar com pouco dinheiro e conhecer o mundo

Toda pessoa que adora viajar, gostaria de conhecer o mundo e rodar o planeta conhecendo idiomas diferentes, culturas exóticas e claro, lugares incríveis e de belezas inimagináveis.

Geralmente o que impede desse sonho ser real é o investimento, já que viajar para o exterior não é exatamente barato. Pensando nisso, preparamos um artigo repleto de dicas para viajar com pouco dinheiro e conhecer o mundo sem dor de cabeça com custos, contas altíssimas e muita diversão, aproveitando o que cada lugar tem a oferecer, até mesmo de graça.

Quer saber mais? Confere agora e já prepare suas malas para passear pelo mundo sem gastar muito e como aprender mais sobre idiomas, natureza e turismo, para sua carreira e vida social.  

Faça um planejamento

Antes de arrumar as malas e sair por aí sem rumo, faça um plano do que você pretende. Aonde irá? Quantos dias quer ficar? Onde deseja conhecer? Como vai ser sua acomodação, alimentação? Quanto dinheiro terá que dispor para isso? Quanto você quer efetivamente gastar?

Todos esses pontos devem ser cuidadosamente planejados para evitar surpresas pelo caminho, como o dinheiro acabar antes da hora e não ter comprado a passagem de volta! Pense bem, faça as contas e planeje para ficar tranquilo durante toda sua aventura e voltar cheio de boas lembranças.

Procure destinos que sejam econômicos

Durante o planejamento, opte pela compra de pacotes, o que geralmente é bem mais em conta que uma viagem para um lugar com tudo avulso, porém depende muito também dos lugares que pretende conhecer e da qualidade da acomodação que deseja.

Nos pacotes, é comum a inclusão da acomodação por um tempo já determinado e até alguns passeios nos pontos turísticos mais comuns. Mas mesmo nesse caso, dá pra fugir um pouco e visitar locais não tão conhecidos e que rendem boas fotos, mas sempre ficando ligado nos preços e levando um monitor que conheça o local para não se perder.

Aproveite ao máximo suas milhas

Toda viagem de avião gera milhas, por isso não deixe de aproveitar cada uma delas para economizar nas suas próximas viagens. Para isso, é importante que você faça parte de um programa de milhas e depois de ter um saldo cumulativo interessante lá, definir sua próxima viagem e ver quanto essas milhas renderão como desconto para essa passagem.

Muitas pessoas deixam passar essa dica e acabam perdendo uma oportunidade de muita economia, principalmente se viaja bastante. Por isso na hora de economizar com viagem de avião, lembre—se sempre de suas milhas.

Opte por hospedagens de baixo custo

Na Europa especificamente, é muito comum as pessoas não ficarem em hotéis convencionais, mas sim nos chamados Hostels.

Estes locais são quartos compartilhados que empresas alugam para turistas, onde você só paga sua cama e algum uso avulso, porém tudo é compartilhado, desde o banheiro até a cozinha, onde você pode fazer sua alimentação e até colaborar com outros turistas, conhecendo novas pessoas e aprendendo novas línguas.

Esse modelo de hospedagem é bem acessível e interessante, pois possui um sistema de regras pra evitar problemas e liberdade, perfeito para você curtir uma região específica enquanto não paga muito para poder dormir e comer. Sem dúvida uma ótima maneira de economizar e conhecer pessoas e o mundo.

Aproveite a baixa temporada

No Brasil a melhor época para conhecer os lugares mais badalados é na alta temporada desses eventos, mas se você quer economizar, aposte na baixa temporada, onde você vai curtir do mesmo jeito e com preços bem mais amigáveis.

Muitos locais podem ter custos de mais de 50% de desconto em relação a temporada mais alta, portanto se você está fazendo um mochilão ou deseja descansar com a família, é uma ótima dica para se divertir gastando menos.

Gaste pouco com alimentação

Como demos a dica do Hostel, onde você economia bastante com acomodação, também pode economizar na alimentação, comendo sua comida saudável por exemplo sem sair da dieta ou evitando comer lanches todos os dias.

Mas você pode comer em lanchonetes e até restaurantes de baixo custo, que possuem cardápio a la carte com preços legais e pra equilibrar os custos, opte um dia por um lanche, no outro por uma comida com mais sustância e assim balanceie seus gastos.

Compre apenas o suficiente

E quem vai viajar para fora do país ou mesmo aqui dentro, e não quer levar uma lembrancinha do lugar? Mas cuidado para que esses presentes não sejam além do que você vai utilizar de fato e tornar sua vida financeira em um inferno depois.

Determine um limite para gastar no cartão de crédito e siga isso, evitando a compra de coisas desnecessárias como uma roupa de frio linda, mas que você não vai usar, pois mora no Nordeste. Pese a importância de cada coisa que for investir para depois não se arrepender.

Nunca deixe de fazer um seguro-viagem

Apesar de não ser uma escolha muito barata, é sem dúvida uma opção importante para evitar surpresas. Muitos países possuem um sistema de saúde muito caro, por isso um seguro-viagem garante que você tenha acesso a assistência médica sem dor de cabeça.

Outro benefício é no caso de extravio de viagem e até morte em outro país, com o translado do corpo para o país de origem. Sem dúvida é uma dica importantíssima para você viajar com mais tranquilidade.

Cursos de Turismo online

Super dicas para viajar no Brasil e no mundo em grande estilo e sem gastar muito com isso, não é mesmo? Pra ter melhor conhecimento sobre os lugares aonde você ir, principalmente para se comunicar ou aproveitar o meio ambiente e toda sua imponência, faça os cursos de Turismo.