4 dicas para usar o seu smartphone em viagens de longa distância

Usar acessórios de proteção e carregar a bateria antes de cada passeio, além de apagar arquivos e apps para liberar espaço na memória do aparelho, são algumas medidas simples, mas que fazem toda a diferença na viagem!

Com o avanço tecnológico intenso envolvendo os smartphones nos últimos anos, fica difícil definir somente alguns critérios para te ajudar a escolher um aparelho. Não faltam fatores para levar em conta na hora de escolher um celular: câmeras múltiplas, lentes variáveis, internet 5G, bordas finas, telas maiores, bateria duradoura, ampla memória RAM, ótima resolução de imagens e qualidade do som são alguns exemplos.

Como toda compra, a escolha de um smartphone está diretamente vinculada ao modo de vida do usuário e às funções que ele mais usa ou considera prioritárias. Se você adora guardar fotos e vídeos, é indicado investir em um bom processador e caprichar na memória RAM.

Agora, se você é daqueles que passam o dia todo ocupados, correndo de um lugar para o outro, um celular com bateria duradoura é uma necessidade de primeira ordem. Caso você adore viajar, mas já passou por alguns problemas após a bateria ou a memória acabar, veja alguns modos de usar o seu celular de forma mais eficiente.

Armazenamento

Você estava em um lugar paradisíaco, realizando aquela viagem sonhada há muito tempo e, na hora de tirar uma foto, viu uma mensagem na tela do celular avisando que a memória estava cheia e era preciso liberar espaço para poder armazenar a nova fotografia?

Essa é uma cena comum, mas que acaba gerando estresse e perda de tempo. Por isso, antes de viajar, é importante verificar quais arquivos (fotos, vídeos, livros e apps) não estão sendo usados e podem ser apagados do seu celular.

No caso de vídeos e imagens, vale transferi-los para outro dispositivo, como um HD externo, ou armazená-los em um e-mail. Sobre os apps, pense em quais serão essenciais durante a viagem e instale-os antes de partir. Alguns exemplos são conversores de moeda, diário de viagem, tradutores e editores de fotos.

Proteção

Muitas vezes, a correria do dia a dia reduz os cuidados na hora de usar o smartphone, o que acaba danificando o aparelho a partir de quedas, contato com a água e esquentamento.

Durante viagens, esses descuidos podem ser ainda maiores. Por isso, é importante investir em acessórios que diminuam os riscos de grandes danos ao seu aparelho, tais como capas de proteção (inclusive contra água) e boa película de vidro. Uma capa adequada exige proteções mais volumosas nas quatro extremidades do aparelho.

Bateria

Outro problema bastante frequente é ficar sem celular durante um passeio lindo porque a bateria acabou. Por isso, logo antes de dormir, lembre-se de carregar o aparelho.

Além disso, é bom ter um carregador portátil na bolsa, também chamado de “power bank”, pois, se ocorrer qualquer imprevisto ou o passeio durar mais que o planejado, você poderá recarregar seu celular sem problemas.

Outra medida simples que ajuda a economizar bateria é usar o aparelho no Modo Avião, reduzir o brilho da tela ao mínimo e desligar mecanismos como o Bluetooth, o Wi-Fi e o GPS.

Vale lembrar que quanto maior a quantidade de apps e arquivos salvos no seu celular, menos tempo a bateria vai durar. Por isso, é ideal que, logo após retornar de cada passeio, você já procure transferir as fotos e vídeos gravados para liberar espaço para os conteúdos que vão ser produzidos no dia seguinte.

Internet

Na correria dos preparativos para uma viagem internacional, muita gente acaba esquecendo de informar a operadora que vai sair do país, o que deixa o viajante sem poder usar o próprio número enquanto estiver passeando.

Por isso, antes de viajar, solicite à sua operadora a habilitação do roaming internacional. Isso te permite fazer e receber ligações em seu número original, mesmo estando fora do país. Também é bom verificar os custos desse serviço, já que eles variam entre as operadoras.

Uma boa dica para evitar uma conta de telefone muito alta após a viagem é buscar redes Wi-Fi durante a estadia em outro país e só usar os seus dados móveis em locais que não oferecem acesso à internet. Outra possibilidade é comprar um chip internacional, que habilita a realização de ligações e o acesso à internet. Essa dica é especialmente recomendada se você visitar mais de um país durante a viagem.